• Sportnatura
  • Caramulo
  • Caramulo 2

 

 

Passeios Pedestres


Os passeios pedestres permitem aos participantes conhecer os locais mais recônditos e as paisagens mais deslumbrantes. Terá oportunidade de passar em pitorescas aldeias serranas, enquanto se deixa encantar pela flora, fauna e história e cultura da região, acompanhado por um dos nossos guias.


Passeios de Jipe


Passeio onde poderá observar as paisagens que caracterizam esta ímpar Serra, passando por algumas das aldeias típicas, adormecidas no tempo, onde ainda hoje são preservados usos e costumes ancestrais.
Terá a possibilidade de percorrer estradas de terra batida nas encostas de vales de zona xistosa e realizar percursos trialeiros em caminhos seculares de constituição granítica, característicos do maciço central da Serra do Caramulo.


BTT e Cicloturismo


Venha conhecer e  descobrir o melhor cenário para a prática do BTT!

 


Acompanhado por um guia ou usando o nosso serviço Rent-a-Bike, esta é uma ótima forma para descobrir a região cheia de surpresas e paisagens únicas para além de poder percorrer a Ecopista do Dão, construída na antiga linha do Dão é a maior de Portugal, com 49,2 Km de extensão, assentes no antigo Ramal do Dão que une três concelhos: Viseu, Tondela e Santa Comba Dão. Foi distinguida em 2013 com o terceiro lugar na categoria Excelência no âmbito dos Prémios Europeus de Ecopistas, atribuídos pela Associação Europeia de Vias Verdes, entre 20 de toda a Europa. Está dividida em três percursos:


1º Vermelho - começa no centro da cidade de Viseu, em pleno Parque Urbano da Aguieira, e prolonga-se até aos limites do concelho, a Sul, tendo a extensão de 17.925 metros. A riqueza ambiental e patrimonial marca presença do princípio ao fim. Em toda a sua extensão pode aproveitar os diversos espaços de observação e descanso e de apoio ao utilizador.

2º Verde - começa a meio do Túnel de Parada (Santa Catarina), logo após a Estação da CP de Farminhão, tendo a extensão de 19.570 metros. A paisagem marcadamente rural e de serrania caracterizam o traçado do segundo e maior Percurso desta Ecopista. Em direcção a Sul, estende-se sempre ao lado do Rio Pavia e até à sua Foz, no Rio Dão.

3º Azul - começa junto à foz do Rio Pavia, entre Mouraz (Tondela) e Nagosela (Santa Comba Dão), tendo uma extensão de 10.905 metros. Este Percurso desenvolve-se, do princípio ao fim, ao longo das margens do Rio Dão. A montanha e o planalto conjuntamente com a predominância do granito e do xisto, caracterizam a paisagem do Vale do Rio Dão, também neste Percurso se valorizaram as infra-estuturas pré-existentes, através da recuperação dos imóveis e transformação em serviços de apoio aos utilizadores da Ecopista.

Ao longo da via pode, ainda, observar o Viaduto ferroviário de Nagosela e a Ponte de Treixedo, ponte ferroviária (ferrugem) sobre o Rio Dão, bem como as magníficas paisagens oferecidas por este rio.

Existe sinalização específica tanto Vertical como Horizontal, sempre que a geografia do terreno obriga, ou a confluência com vias rodoviárias, está balizado com elementos de madeira.


Rent-a-Bike


Os nossos postos de Rent a Bike estão localizados no Hotel do Caramulo (Caramulo) e no Hotel Severino José (Tondela). Para fazer a requisição basta dirigir-se à recepção das entidades hoteleiras e solicitar o respectivo serviço.
Ajustaremos o melhor percurso consultante a sua preparação física e disponibilidade.


Orientação


Com uma boa dose de espírito aventureiro, mapa, bússola e algumas instruções, ficará apto para enfrentar uma montanha cheia de aventura, em pleno contato com a Natureza!


Escalada


Escalar resulta de uma vontade intrínseca que cresce com o ser humano. A capacidade de atingir o topo de uma via garante ao praticante uma auto-estima ímpar.

 


Existem várias modalidades deste desporto: escalada desportiva; clássica; em big wall; em gelo; boulder... Mas a mais praticada pela Sportnatura consiste na escalada desportiva, em que as vias estão equipadas com pontos fixos na rocha, ou parede artificial, para garantir a máxima segurança do praticante.
Com um cenário deslumbrante, no Caramulo temos ao seu dispor 32 vias de escalada em granito, entre o III e o 7a graus.
Todo o material técnico e EPI´s são disponibilizados pela Sportnatura e estes são certificados segundo as normas da CE e UIAA.


Rapel


Rapel, que deriva do frances rappel que significa “chamar”, é o nome atribuído a uma técnica de escalada.
Trata-se de uma atividade vertical praticada com o uso de cordas e EPI´s adequados e certificados para proceder a descida com segurança.


Slide


Técnica outrora utilizada essencialmente para fins militares, hoje é também utilizada para fins lúdicos! O slide consiste em deslizar num cabo de aço com o auxílio de uma roldana. É possível um deslize com várias distancias e inclinações, sempre com o controlo de todo o sistema, proporcionando-lhe uma travagem suave e adequada.


Paintball (100 Bolas)


Perseguir e ser perseguido marcar e ser marcado. Uma batalha cheia de cores e emoções fortes, jogada entre equipas devidamente equipadas e instruídas para enfrentar momentos de adrenalina ímpares. Esta atividade proporciona um confronto direto, delinear com estratégias e esquemas táticos por forma a alcançar o sucesso.


Caça ao Tesouro


Jogo realizado em equipas, no qual o objectivo será encontrar o tesouro!
A equipa vencedora é a que chegar em primeiro lugar ao ponto central com o maior número de check points corretamente picados e que consiga descodificar a mensagem que os levará ao tesouro.


Jogos tradicionais


Actividade onde o praticante realiza jogos tradicionais e populares do nosso país, muitos deles perdidos no tempo e apenas guardados nas memórias dos mais velhos. Venha reviver o passado.


Tiro com arco ou com zarabatana


Venha praticar tiro com arco ou com zarabatana, onde utiliza um arco e flechas para atingir um alvo, após uma breve introdução teórica, dada por um dos nossos monitores, poderá pôr à prova a sua destreza e pontaria.


Peddy paper ou Rally paper cultural


Esta é uma atividade que permite conhecer a história, cultura e etnografia locais. Com o recurso a um guião, os praticantes terão de responder às questões apresentadas que determinam o trajecto do percurso.


Passeios noturnos

 

 

 

Powered by Metadata